terça-feira, 31 de julho de 2012

Passeio de Motos da ASTJ à São Pedro de Alcântara


Na véspera, sexta-feira à noite cai uma chuva torrencial em Florianópolis. Pronto, foi um balde de água fria, o passeio do dia seguinte seria cancelado! Para minha surpresa e, acredito, que de todos os ali presentes, o sábado dia 25 de maio de 2012 amanhece lindo e ensolarado, perfeito para um passeio rodeado de amigos!


Após a concentração com direito a muito Rock and Roll, saímos do prédio do TJSC no centro de Florianópolis por volta das 9:30, escoltados por 2 batedores da PRE-SC. Seguimos pela via expressa, BR 101 e SC 407 até pararmos em frente à Igreja na Colônia Santana para um rápido lanche. Andamos mais alguns quilômetros até São Pedro de Alcântara onde realizamos uma parada para tirar a água do joelho e apreciar a belíssima Igreja lá construída.


Voltamos pelo mesmo caminho com sentido à sede da Associação dos Servidores do Tribunal de Justiça de SC (ASTJ) localizada às margens da BR 101 próximo ao trevo de Forquilhinhas. Lá fomos recepcionados com deliciosos pratos à base de tainha e muito Rock and Roll. Nada como um passeio pra tirar o stress da semana!!!



A escolha do nome.

Além de motocicletas tenho uma outra paixão, essa mais antiga: esportes. Paixão que começou quando pequeno via meu pai jogar futebol. Aquela mistura de palavrões, correria, chutes e gols me fascinava. Porém quis Deus que eu não tivesse muita coordenação motora para a coisa e, devido a uma briga na escola, resolvi optar por praticar Judô.


Posso ter começado pelo motivo errado, mas pelos motivos corretos persisti nesta arte. No Dojô (local de prática do Judô) aprendi a ter paciência e perseverança. Nos campeonatos cultivei a calma e o autocontrole e aprendi que a derrota muitas vezes produz lições mais importantes que a vitória.
Na adolescência além do Judô, jogava futebol com meu pai (sim, agora eu também corria, chutava e xingava) e, para tentar melhorar a performance, fazia um pouco de musculação. Eu notava que após os exercícios uma sensação de paz e bem estar me tomava. Se eu tivesse um problema ou não estava muito legal, bastava um treino ou uma partida de futebol para me sentir bem.
Como sempre fui acostumado a praticar atividades físicas, foi um pulo para começar a dar umas corridinhas. A diferença é que eu não competia mais com outras pessoas, mas sim comigo mesmo, ao tentar diminuir um tempo ou percorrer uma distância maior. Após uma corrida aquela sensação de bem estar que falei era tão forte que eu achava que estava chapado!


Foi quando, há um tempo atrás, li uma reportagem na revista Vip (http://vip.abril.com.br/saude/esportes/correr-e-uma-droga/) sobre os efeitos “psicotrópicos” da corrida. Essa reportagem explicava que o organismo, após uma atividade física intensa, libera um hormônio chamado endorfina. Esse hormônio age no cérebro diretamente no córtex pré-frontal e no sistema límbico, áreas ligadas às sensações de prazer, provocando sensações similares à drogas derivadas do ópio, como a heroína.


Agora, o que tudo isso tem à ver com o nome do blog? A tradução para Stoned Moto Riders, seria algo como “Pilotos de Moto Chapados”. Isso quer dizer que além de viciante, o andar e, principalmente, o viajar de moto me dão uma imensa sensação de paz, bem estar e prazer. Além disso, como já falei em um post anterior (http://stonedmotoriders.blogspot.com.br/2012/03/viajar-de-moto-ou-de-carro.html), a moto me proporciona sensações similares às relatadas por usuários de drogas, como estar voando ou a ampliação da sensibilidade com as coisas em volta.


Por isso, tal qual atividade física pra mim, andar de moto também é uma droga!