terça-feira, 20 de março de 2012

Viagem de Moto pelo Litoral Paulista e Carioca - Dia 2



Dia 2 – 27/02/2012
Trecho: Registro-SP a Guarujá-SP
Km Total:737,3
Km Dia: 229,2


O dia começou com um reforçado café da manhã para nos dar energia para os kilômetros que viriam. A SP-055 que nos levaria a Peruíbe, no litoral paulista, por ser de serra e estar com inúmeros trechos em reforma, nos cansou um pouco. Saímos da SP-055 que, a partir deste ponto, também se torna BR-101, vai entender. Ao chegarmos em Peruíbe, seguimos pela Av. Mario Covas Jr, que beirava o mar. Muito limpa e organizada, porém esta praia não era muito do nosso `estilo`.



Retornamos à BR-101 e, por uma sugestão de um tiozinho motoqueiro, desviamos de Santos por Cubatão, onde pela primeira vez passei por um pedágio liberado para motos. Neste ponto vou abrir um parêntese para defender a ideia de retirar a obrigatoriedade das motos pagarem pedágio. Do ponto de vista da empresa, por apresentar apenas ¼ do peso de um carro, a moto degrada muito menos o asfalto, trazendo para a concessionária menores custos de manutenção. Do ponto de vista do usuário, é um empecilho a mais, tanto para o motociclista que tem que usar luvas e armazenar o dinheiro em nem sempre fáceis bolsos como para os motoristas que têm que esperar o demorado motociclista. E nem podemos instalar aqueles `Sem-Parar`. Fecha parêntese.

Chegando na Praia da Barra Funda, em Guarujá-SP, uma espécie de Balneário Camboriú maior e com prédios da década de 80, iniciamos nossa busca por uma pousada e um banho de mar. Após muito procurar, encontramos o Hotel Canto da Enseada (www.cantodaenseada.com), por R$135 a diária. Nota 3,5/5.
Almoçamos ali perto em um PF por 12 reais e foi então que percebemos que PF em SP é muito bem servido, pra quem está com fome mesmo. Pedimos 2 PF mas, como estava difícil para terminar os trabalhos, dali pra frente deveríamos pedir só 1 e meio. E eu que achava que mandava bem...