terça-feira, 25 de setembro de 2012

Passeio de Trem Curitiba - Morretes - PR


Quando pequeno ouvia histórias de meu pai sobre o trem que liga Curitiba ao litoral passando pela serra paranaense. Quando li a respeito do passeio na revista Moto Adventure (www.motoadventure.com.br) de julho de 2012, páginas 180 a 185 coloquei na cabeça que iria fazê-lo de moto. Na reportagem em questão a motociclista leva uma Kawasaki Vulcan no trem de Curitiba a Morretes e volta pela estrada da Graciosa.
Comentei com meu primo Gustavo, amante de viagens e motos e 2 semanas depois na sexta dia 21/09/2012 estávamos rumando com nossas motocas e respectivas patroas para Curitiba. Alguns dias antes entrei em contato com a Serra Verde Express (serraverdeexpress.com.br) para providenciar as passagens para nós e para as motocicletas.
Como o Guga estava em Balneário Camboriú, combinamos de nos encontrar no posto Sinuelo (www.postosinuelo.com.br/postos/?secao=posto101) por volta das 20:30. De lá rumamos norte e chegamos em Curitiba por volta das 23:00 hs após uma forte neblina na BR 376. Jantamos na Churrascaria Laventura (www.churrascarialaventura.com.br). Bom preço e atendimento e comida excelente, enchemos o bucho e rumamos para o Hotel Formule 1 (www.hotelformule1.com).
Às 6:45 da manhã de sábado chegamos na Rodoferroviária de Curitiba com 4 tirantes por moto e alocamo-las no vagão destinado a seu transporte. Colocá-las e retirá-las do vagão através de uma pequena rampa é uma aventura em si, já que é assinado um termo livrando a companhia de qualquer responsabilidade em caso de acidente.
Motos guardadas e protegidas, fomos tomar um café na rodoviária. Ali não sabia quem estava com mais sono, eu por não ter dormido direito à noite, ou o rapaz que nos atendeu. Alguns pequenos erros nos nossos pedidos não tiraram nossa alegria, muito pelo contrário, foram motivo de risadas. É engraçado como se vê a vida com outros olhos quando estamos viajando a passeio (principalmente de moto).




 8:15 e o trem parte rumo a Morretes. Os guias são uma atração à parte. Conseguir falar por quase 4 horas durante os 70 km é um dom. Acho que deve ser por isso que a maioria dos guias são mulheres. O trecho é realmente muito bonito e saber que tudo aquilo foi construído há mais de 100 anos é impressionante.

Rio Nhundiaquara que corta a cidade de Morretes - PR
Chegamos em Morretes por volta das 12:30. Após descermos as motos do vagão fomos almoçar no restaurante Empório do Largo (www.emporiodolargo.com.br) no qual pedimos um delicioso barreado com frutos do mar. De barriga cheia tocamos nossas motocas para a pousada Itupava (www.itupava.com.br) do Seu Ibraim, um senhor muito atencioso e falante.
Almoço no Emporio do Largo
Pousada Itupava
Passamos a tarde descansando na pousada e saímos para conhecer a cidade à noite. Estranho perceber que muitos estabelecimentos abertos ao meio dia agora estavam fechados. Chegamos à conclusão de que a maior parte dos turistas vinham e voltavam no mesmo dia. Tomamos um vinho e jantamos uma pizza no Restaurante Terra Nossa (www.morretes.com.br/terranossa/). Como a cidade estava meio vazia resolvemos voltar para a pousada.
De café tomado pegamos a estrada da Graciosa. Cheia de curvas e com alguns trechos de paralelepípedo ela apresenta diversos pontos onde se pode reunir a família para um churrasco ou piquenique. Após uns 10 km de subida começou uma fraca chuva que nos forçou a vestir nossas capas. Chuva que não se concretizou, porém como estava frio, as capas acabaram servindo de "quebra-vento".

Seu Ibraim da pousada nos deu a dica de pegarmos o caminho antigo da Graciosa. Este caminho estava descrito no GPS como estrada de terra, porém Seu Ibraim nos informou que ele havia sido pavimentado recentemente. Arriscamos e deu certo. A distância percorrida seria a mesma se tivéssemos ido pela BR 116, porém as curvas tornaram o passeio mais emocionante e a quase ausência de veículos tornaram-no mais agradável.
Seguimos por 45 km pelo Contorno Leste de Curitiba e pela BR 376 até o restaurante Pampa 4 em São José dos Pinhais. A comida poderia ser um pouquinho melhor mas como já passava das 14:00 hs não tínhamos muita opção. Após o "almoço" seguimos para o sul pela BR 376 e BR 101 até uma parada para o café no Sinuelo de Joinville.
Como o Guga iria ficar em Balneário Camboriú e já estava ficando meio tarde, resolvi me apressar e separar dele e de sua patroa. Eu e a patroa chegamos em Floripa por volta das 19:30 cansados mas felizes em aproveitar tanto em tão pouco tempo.