domingo, 18 de março de 2012

Viagem de Moto pelo Litoral Paulista e Carioca - Dia 1


Dia 1 – 26/02/2012
Trecho: Florianópolis - SC a Registro - SP
KM total: 508,1


O Crica chegou em casa e, por volta as 10 hs da manhã, após um abastecimento estávamos rumando nossas bikes à BR101. O trecho da BR101 já nos é conhecido e, apesar de lindo, por isso não irei entrar em detalhes.


Chegando próximo à Curitiba - PR, começou a despencar um pé d`água que nos obrigou a vestir nossas capas de chuva e nos deixar parados num posto por quase 1 hora.
Após a chuva ter diminuído um pouco, nos dirigimos à uma conhecida churrascaria a fim de recarregarmos as baterias para aguentarmos os próximos 400 km até Peruíbe – SP.

Na BR116 de Curitiba a São Paulo, muitos caminhões na pista. Apesar da pista dupla e pedagiada, muita tensão neste trecho. Como o processo de passar na praça de pedágio para moto é um pouco mais chato, concordamos que seria sempre pago por mim para os 2. Deste modo otimizaríamos a nossa viagem, que já estava retirando nossas energias.


Numa dessas paradas, realizando rapidamente as contas, percebi que a minha GeSinha estava fazendo 31km/l! Para se ter uma ideia, a maioria dos carros mil fazem em torno de 14km/l! Claro, estávamos sempre entre 90 e 100km/h, mas a XTZ 250 do Crica fez 36km/l! Nada mal para uma 650, não?

Ao chegarmos a uns 30 km de Registro – SP, à noite, nos cai de novo um pé d`água. Novamente paramos num posto e mais uns 30 min de atraso. Ali decidimos que iríamos dormir em Registro-SP e não em Peruíbe, no litoral como havíamos planejado anteriormente.

Após negociarmos nosso pernoite no Hotel Estoril Palace (www.estorilpalace.com.br) em Registro-SP por R$108 , percebi que mais de 500km de moto em um único dia é puxado. Alerta para Patagônia! Pedimos 2 pratos feitos, os populares PF`s e, para nossa surpresa, apesar do preço, eram muito bem servidos! Mal sabíamos que seria assim a viagem toda! Para este hotel, nota 3,5/5.

Yamaha Virago 535

Esta Yamaha Virago 535 foi "herdada" de meu pai. Em novembro de 2009, logo após ter tirado a carteira de moto peguei "emprestada" pra dar uma volta. Ela está comigo até hoje.

Viajar de moto ou de carro?

De moto você vive a viagem, não a vê apenas por trás da janela de um carro com ar condicionado. O ar da moto é o vento que sopra no seu rosto e lhe dá a sensação de estar voando. Os sinais que o ambiente lhe envia: o vento, as imperfeições na pista, as intempéries, a ação das forças (aceleração, freio, curvas), todos são ampliados pela remoção das proteções presentes nos automóveis, proporcionando uma maior interação com o mundo a seu redor. Neste caso, aquilo que te protege também te prende. A moto te liberta.