terça-feira, 27 de novembro de 2012

Acessórios para a BMW G650GS


Em um post anterior listei alguns prós e contras da BMW G650GS. Ao final falei que algumas deficiências levantadas poderiam ser sanadas com acessórios. Em uma busca por fóruns especializados encontrei o site de uma empresa alemã de acessórios para motocicletas: www.moto24.org.

Comparando os valores com os praticados por lojas brasileiras ficou claro que a diferença era gritante.
Mesmo com a taxa de entrega e se eu fosse taxado com os impostos a balança ainda pesaria para a loja germânica.
Para testar se ela era realmente idônea, em janeiro de 2012, resolvi comprar o baú e a bolsa impermeável. Como os produtos não estavam listados no site, entrei em contato por e-mail o qual fui prontamente atendido.
Valor total pago via PayPal: 386,01 euros (R$956,07). Para efeitos de comparação, à época somente o baú original da BMW era vendido pela concessionária, caso comprasse a moto junto, por R$1500,00. Após 1 mês os produtos estavam em minha casa e o melhor de tudo, sem imposto.
Conforme a tabela ao final do post, o resto dos acessórios foram adquiridos na Moto24Amazon, Sierra BMW e eBay em diversas outras compras, sendo taxado pela receita em duas delas.
Segue então a lista de acessórios bem como o detalhamento de cada um:

1 - Trava de acelerador
Para uso em: viagem
Tipo: conforto
Existem diversos modelos de travas para motos. Em viagens mais longas é muito comum a fadiga devido a ter-se que ficar segurando o manete do acelerador. Primeiramente adquiri um no eBay porém achei um tanto ruim para utilizá-lo. Com ele não precisava fazer força para segurar o acelerador, porém tinha que manter apoiada a a palma da mão ali.

Throttle lock
Resolvi então comprar o da Kaoko, específico para a BMW G650GS. O preço é um pouco salgado mas vale a pena.  Com este acessório é possível soltar completamente o manete sem que se perca a aceleração da moto.



2 e 3- Alongador de bolha + Bolha estendida da BMW
Para uso em: viagem
Tipo: conforto
A bolha original da G650GS é um tanto pequena e, aliada a posição de direção ereta em altas velocidades, permite que o ar suba pelo peito do piloto e entre pela parte de baixo do capacete criando barulho dentro deste. A bolha estendida e o alongador reduzem este efeito, fazendo com que o ar passe por cima do capacete. Entretanto, podem ser encontradas facilmente no Mercadolivre alternativas mais baratas e com uma área maior de proteção.

4- Pára-lamas traseiro
Para uso em: chuva, terreno molhado
Tipo: proteção
O modelo antigo da BMW G650GS contava com um pára-lamas traseiro acoplado ao protetor de corrente. Este era, porém, um pára-lamas que quebrava frequentemente e foi retirado do modelo 2011. Com isso, em terrenos molhados, um spray de água suja é lançado diretamente na fechadura do baú. Para resolver este problema foi criado um pára-lamas que é instalado por baixo da placa.


5- Suporte bauleto lateral GIVI
Para uso em: viagem
Tipo: bagagem
Apesar da maior capacidade dos baús da BMW e de seu melhor desenho que aproveita a parte abaixo do escapamento, devido a seu alto preço, uso somente em viagens e já possuir os bauletos de 21 litros da Givi, optei por adquirir o suporte da Givi. O suporte é compatível com todos os bauletos da Givi modelo Monokey e é ideal para quem vai viajar por longos períodos ou vai com um carona.


6- Barra de proteção do motor
Para uso em: dia a dia
Tipo: proteção
Como diz minha mãe: Se moto não fosse feita pra cair tinha 4 rodas. Esta barra visa a proteção mais da carenagem do que do motor propriamente dito em caso de queda.

SW-Motech engine guard
7- Placa de proteção de motor (Protetor de carter)
Para uso em: todo terreno
Tipo: proteção
Para enfrentar as estradas de rípio da Patagônia, ou alguma trilha que possa surgir pelo caminho foi necessário substituir o pequeno protetor plástico na parte inferior do motor. A BMW possui um protetor estendido (que vem de fábrica na G650GS Sertão), porém o protetor da SW-Motech protege uma maior área e possui uma construção mais robusta.

SW-Motech skidplate
8- Baú BMW
Para uso em: dia a dia
Tipo: bagagem
Para quem usa a moto com um meio de transporte (ou seja todo mundo) o baú é um acessório imprescindível. As vantagens do baú de 31 litros da BMW são poder utilizar a mesma chave da moto (codificar é um saco!), design compatível e não obstruir o pequeno compartimento que dá acesso à alavanca que solta o banco.



9- Bolsa Impermeável Givi
Para uso em: viagem
Tipo: bagagem
Apesar de existirem outras bolsas impermeáveis por valores mais em conta, a construção robusta da bolsa da Givi torna-a uma ótima escolha para viagens de aventura. Ela possibilita 40 litros a mais no volume de carga além de proporcionar um ótimo descanso para as costas em viagens mais longas. Dentre seus contras está o fato de atrapalhar o abastecimento (ela tampa a entrada de combustível) e a facilidade de roubá-la.



10- Bolsa de Tanque
Para uso em: viagem
Tipo: bagagem
Em qualquer viagem ter acesso rapidamente a dinheiro, documentos, máquina fotográfica, luva, etc é uma facilidade muito bem vinda. A bolsa de tanque Super 2.0 da Cortech possui um modelo que é preso por cintas ao invés de ímãs. Esse modelo foi o escolhido pois a G650GS apresenta um "falso tanque" que é de plástico. Ela possui um compartimento transparente para armazenar mapas ou GPS, uma capa para chuva e ainda por cima, se transforma em uma prática mochila, podendo ser levada.


11- Bolsa Interna do Baú
Para uso em: dia a dia
Tipo: bagagem
Para levar rapidamente consigo a bagagem do baú é preciso desacoplá-lo da G650GS. Além de pouco prático isso é um tanto cansativo já que só baú possui 5,6 Kg! A alternativa é armazenar seu conteúdo em uma bolsa interna. Porém, encontrar uma que se adeque ao formato e não ocupe muito espaço no baú é uma tarefa árdua. Por ser desenvolvida pela própria BMW, sua bolsa interna cumpre esses dois requisitos de forma excelente. Assim como em todo acessório original BMW, o único inconveniente é o alto preço.


12- Bomba Elétrica
Para uso em: viagem
Tipo: manutenção
Nada pior em uma estrada deserta, à noite, ter um pneu vazio. Este pequeno e potente aparelho, ao ser conectado à bateria da moto, permite facilmente enchê-lo.


13- Kit Reparo Pneus
Para uso em: viagem
Tipo: manutenção
Para veículos de todos os tipos equipados com pneus sem câmara. Em caso de furos este kit permite uma reparação rápida. O lado ruim é que ele não funciona em pneus com câmara e em caso de furos grandes ou rasgos.





Obs: valores em euro e sem custos de entrega e taxas de importação

Conclusão
Pilotar uma moto é uma experiência única. Para torná-la ainda mais prazerosa existem no mercado diversos acessórios dos mais variados preços. Quis aqui mostrar os acessórios que comprei e considero essenciais para usar a G650GS tanto no dia a dia quanto em viagens. Via de regra os importados apresentam melhor qualidade e preço, por isso acredito que a compra de sites no exterior, se tomadas as devidas precauções, é uma ótima oportunidade para quem quer equipar sua motocicleta sem gastar muito.